Muitos cumpriram nesta quarta-feira, em Santa Maria, o desafio de parar suas atividades rotineiras, por pelo menos 15 minutos, e praticar exercícios físicos. A proposta era feita pelo Dia do Desafio, organizado pelo Sesc, que tem como objetivo o incentivo à prática de atividades físicas.
A chuva não foi obstáculo para quem saiu de casa disposto a se exercitar: de madrugada, 140 pessoas se reuniram na Praça Saldanha Marinho para participar da 6ª edição da corrida de rua ou do passeio de bicicleta. Ao longo do dia, quem passou pela Praça também pode se exercitar. Quem ignorou o tempo feio e se mexeu foi o prestador de serviços Flávio Roberto Coelho Pereira, 47 anos. Ele participou da aula de jump até o fim, cheio de disposição:
Eu caminho sempre, é muito raro eu andar de ônibus.
O ultramartonista e auxiliar administrativo Roberto Carlos Garcia, 47 anos, correu durante horas na esteira. Ele começou o exercício por volta das 9h30min e pretendia ficar até as 20h. Com água, energético e comida ao alcance, ele não parou de correr. Este é o quarto ano que ele participa do desafio:
Eu gosto de desafios e quero bater os 60 quilômetros que registrei no ano passado.
Ao lado de Roberto, estava Ivan Garcia, aposentado, 53 anos. Os dois são parceiros de corrida e pedalada. Ivan, que participa pela segunda vez do Dia do Desafio, já estava prestes a bater a marca do ano passado.
Quero ver se esta atividade ajuda a diminuir o meu tempo de corrida conta Ivan.
O resultado do Dia do Desafio deve ser anunciado daqui a três dias. Neste ano, Santa Maria concorre com a cidade de Porto Velho, em Rondônia. O município que registrar o maior número de pessoas se exercitando é o vencedor.
Os acadêmicos de Educação Física da UFSM passaram o dia todo fazendo visitas no comércio e em empresas parceiras, onde os funcionários também foram convidados para participar. Tudo isso contribuiu para que até as 14h de quarta-feira, o número de pessoas que participaram tivessem superado a participação do ano passado: em uma uma contagem parcial, foram mais de 26 mil pessoas.
Cadeirantes de Santa Maria participam do Dia do Desafio
Os amigos Marcos Davi Brandão Junior, 20 anos, Denilson Souza, 38, e Jari Pacheco da Silva, 46, participaram das corridas, porém, em equipamentos adaptados para cadeirantes.
Veja um vídeo da preparação deles para o grande dia: